Vamos chamar este creme de couve flor de clássico, porque é um clássico da culinária francesa. Não estamos na França, mas aqui na região serrana fluminense muitos agricultores se dão bem com esta Brassica oleracea, muito rica em enxofre, vitamina C, sódio e fósforo.
Também por ser um clássico, adicionei a receita do roux, um espessante artesanal encontrado em diversas receitas da gastronomia européia, essencial em pratos típicos, dando aquela consistência ideal aos molhos, sopas e cremes.
Curumim é cozinheiro, estudante das ciências alimentares e membro do coletivo
Extreme Cuisine Brasil: Cozinha consciente para multidões!
extremecuisinebrasil@gmail.com
Creme de couve flor clássico
Ingredientes:
1 couve flor desmontada pré-cozida em vapor
1 cebola em cubinhos
6 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de sopa de creme de leite
azeite de oliva
cúrcuma, páprica, cominho e sal a gosto
½ litro de caldo de legumes
Para o roux: bem simples e rápido, derreta 2 colheres de manteiga em fogo brando, adicione 4 colheres de farinha de trigo, sempre mexendo, até formar uma pequena bola única. Reserve.
Modo de fazer: doure no azeite o alho, adicione a cebola e o gengibre, espere dourar mais, adicione a couve flor já pré-cozida, tempere, junte o caldo de legumes e prove, tempere novamente se achar necessário. Adicione aos poucos a bolinha de roux, mexendo sempre, até dissolver, desligue o fogo e adicione o creme de leite.
Espere esfriar um pouco, e bata com um mixer ou no liquidificador. Se quiser, leve ao fogo novamente, mas cuidado para não ferver!
Bom apetite!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário